sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

2016: O ano da sabedoria


A necessidade predominante do ser humano em 2016 será encontrar significado e propósito na vida. O Eremita vaga em plena solidão, segurando seu cajado (a cautela) e uma tocha (a iluminação), em busca do autoconhecimento, de sabedoria, da verdade interior, da elaboração do que aprendeu até o momento. Para isso, é necessário o isolamento temporário do meio em que vive.
O Arcano 9 (O Eremita) simboliza a sabedoria, a paciência e o conhecimento. Este arcano traz tranquilidade, silêncio, simpatia, isolamento, seleção e evolução. Tem entendimento profundo e sábio das emoções, bondade para aqueles que estão sofrendo e guia especialmente os fracos e oprimidos. 
Este arcano representa a finalização de um ciclo, traz os eventos à luz da inteligência, também os relaciona ao velho sábio, ao nosso mestre interior. É um período para continuar vivendo, trabalhando, estudando, se divertindo. Porém sua visão se voltará sempre para dentro, para o interno. Por se tratar da finalização, nos solicita um período de balanço geral do que foi feito neste ciclo de 9 anos que se encerra neste ano. Pede introspecção para sentir, avaliar e se chegar a uma percepção ampla da sua qualidade do ciclo que termina, para facilitar sua avaliação do que deve permanecer ou não em sua vida.
O ano regido pelo O Eremita pode ser particularmente bom para conhecer novos e interessantes amigos, fazer mudanças ou simplesmente tentar algo novo. Conselhos passados por pessoas mais experientes devem ser valorizados, por mais que não sejam exatamente o que gostaríamos de ouvir.
No campo profissional, os esforços serão recompensados. Dedique-se para colher os frutos. O Eremita também pede que ajamos com cautela e prudência.
Em relação ao amor, os romances podem ser favorecidos através da dissolução de certas apreensões e desconfianças. Ou seja, as relações que não forem baseadas em honestidade e parcerias sólidas tendem ter um fim em 2016. Ser criativo também será fundamental para não sucumbir ao tédio e à rotina nos relacionamentos mais antigos. O arcano também traz novas oportunidades para você afirmar a sua individualidade. É como se algumas restrições do passado simplesmente desaparecessem. Ou seja, 2016 pode ser um ótimo momento para você aprender a ser feliz sozinho.
Não espere um ano dinâmico. O Eremita tem movimento lento. O importante é que não nos deixemos tomar pelo desânimo. Ele testa a nossa paciência, porém, persistência é a palavra chave para se ter sucesso em 2016. 
(Adaptação de textos publicados em "Zastros" e "Somos Todos Um").

Um comentário:

Rebecca Garcez disse...

Adorei =) e adorei te conhecer nesse ano
beijinhos